Nossos serviços

Especialistas em processos térmicos

Profissionalismo e qualidade

Processos de Austêmpera – ADI

Processos de Têmpera, Cementação, e Carbonitretação.

Expertise de mais de 20 anos

Por que fazer tratamento térmico?

O tratamento térmico é realizado para melhorar as propriedades mecânicas das ligas metálicas. Ao aquecer e resfriar as ligas metálicas em condições controladas, é possível modificar sua dureza, tenacidade, resistência e ductilidade.

O tratamento térmico é essencial para otimizar a performance e a durabilidade das ligas metálicas em diversas aplicações industriais, aumentando sua vida útil e contribuindo para redução de custos com matéria-prima.

A Temperaville é especializada em processos térmicos para metais ferrosos e não ferrosos. Nossa expertise permite determinar o melhor ciclo térmico para suas peças, tendo em vista a menor deformação dimensional, prevenção contra trincas, e aumento da vida útil dos materiais.

Tratamentos Térmicos

Acabamentos superficiais

Objetivos dos tratamentos térmicos

Normalização

Consiste em homogeneizar e refinar grãos, com o objetivo de aumentar ou reduzir a dureza.

Recozimento

Eliminar encruamento, regularizar estruturas brutas de fusão, reduzir a dureza, melhorar ductilidade e usinabilidade, eliminar efeitos de tratamentos térmicos, ou mecânicos anteriores.

Alívio de Tensões

Remover tensões residuais, aumentar estabilidade dimensional, aumentar a resistência a fratura das zonas soldadas.

Cementação

Processo termoquímico que visa aumentar a resistência ao desgaste, através do endurecimento superficial; o qual resulta em camadas temperadas com teores entre 0,80% e 1,0% de Carbono.

Carbonitretação

Forma modificada de Cementação com introdução de Amônia, que adiciona Nitrogênio na camada cementada; isto resulta em elevadas durezas e resistência ao desgaste superior a Cementação.

Têmpera

Aumentar a dureza dos materiais, seus limites de resistência e escoamento, através da obtenção da Martensita.

Revenimento

Tem por finalidade aumentar a ductibilidade e a resistência ao choque das ligas metálicas temperadas.

Austêmpera

Transformação isotérmica, que permite obter a Bainita, ou Ausferrita no caso dos ferros nodulares (ADI), constituintes mais dúcteis e tenazes que a Martensita.

Sub-zero

Eliminar a Austenita retida e transformá-la em Martensita. Após esse processo, as peças devem ser Revenidas para evitar fragilidade.

Solubilização e Precipitação

Realizado em ligas Alumínio e Cobre, cujas as propriedades mecânicas e estabilidade dimensional serão elevadas por Precipitação.

Materiais Tratados

  • Aços Ferramentas para trabalho a quente
  • Aços Ferramenta para trabalho a frio
  • Aços Inoxidáveis Martensíticos
  • Aços Carbono ligados, ou sem elementos de liga
  • Fundidos de Ferro Nodular, Cinzento e Branco
  • Ligas de Alumínio e Cobre
Catálogo 2023/2024

Conheça nossos serviços

Nossos processos são realizados com foco total na qualidade. Aplicamos o conceito de Full Time Control em cada etapa da produção. Ou seja, todos os fornos dispõem de monitoramento gráfico da curva de tratamento térmico, e nossos operadores seguem um rigoroso check-list de aferição durante os processos.

Insira seus dados abaixo e clique em fazer download para receber o catálogo com todos os nossos serviços!

Processos de qualidade

A Temperaville tem expertise em tratamentos térmicos. Entre em contato para saber como podemos atuar junto com você, no seu negócio!

Catálogo 2023/2024

Faça seu download